Experimentos em Microgravidade em Foguetes de Sondagem
Anúncio de Oportunidade (AO)
1) Objeto do Anúncio e Descrição da Missão
O Projeto Microgravidade da Agência
Espacial Brasileira (AEB) tem como objetivo viabilizar experimentos científicos
e tecnológicos nacionais em ambiente de microgravidade que poderão utilizar,
dentre outros meios possíveis, foguetes de sondagem, o Ônibus
Espacial (Space Shuttle) americano e a Estação Espacial Internacional (EEI),
da qual o Brasil é um membro participante.
Seguindo a estratégia de qualificar futuros experimentos nacionais para a EEI,
a AEB julga importante poder oferecer à comunidade científica e tecnológica
nacional a oportunidade de voar experimentos de microgravidade com a utilização
de foguetes de sondagem. O programa brasileiro de foguetes de sondagem existente
já possui a experiência e capacidade necessárias para esta oferta, podendo
assim estimular e capacitar a coletividade acadêmica e outros interessados no
Projeto Microgravidade.
O Brasil possui diversos foguetes de sondagem operacionais, cada um com
capacidade, aplicação e limitação diferentes, e passíveis
de serem utilizados para a realização de experimentos em um ambiente de
microgravidade, sendo o Centro Técnico Aeroespacial/Instituto de Aeronáutica
e Espaço (CTA/IAE) a organização encarregada
destes veículos. No caso do programa de vôos suborbitais, objeto deste Anúncio de Oportunidade, o gerenciamento de sua
aplicação ficará a cargo da AEB, do IAE e do Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE).
O programa consta, inicialmente, de um lançamento previsto para maio de 2002
com um segundo em setembro de 2002. O Anúncio de Oportunidade para o segundo vôo
será publicado no início do próximo ano.
A primeira missão, objeto deste Anúncio de Oportunidade, será efetuada do Centro de Lançamento
de Alcântara (CLA), MA com a utilização de um foguete VS-30.
Este foguete possuí uma plataforma onde serão colocadas as cargas úteis
e a instrumentação genérica relativa às mesmas. O desenvolvimento de
qualquer instrumentação específica requerida pelo experimento é de
responsabilidade do proponente, e parte
integrante da proposta submetida a avaliação.
A plataforma de cargas úteis será fornecida pelo IAE. O sistema possui um dispositivo, denominado iô-iô, para reduzir drasticamente
a rotação imposta pelo VS-30, sendo que a rotação residual é posteriormente
eliminada, através da atuação dos propulsores de gás frio da plataforma. Após
a atuação destes propulsores a plataforma está estabilizada, disponibilizando
para os experimentos os índices de microgravidade informados mais adiante neste
AO. A plataforma cairá no mar
sendo estanque o módulo de cargas úteis de microgravidade. A
recuperação da plataforma será de responsabilidade do Comando da Aeronáutica
(COMAER).
A intenção deste Anúncio de Oportunidade é a de disponibilizar este
novo ambiente, com características únicas, que permite observar e explorar fenômenos e processos em experimentos
científicos e tecnológicos de difícil observação sob a influência da
gravidade terrestre. A condução de experimentos num ambiente de microgravidade
possibilita o melhor entendimento, e o posterior aperfeiçoamento na Terra, de
processos físicos, químicos e biológicos. Este AO
também contempla, como experimentos tecnológicos, propostas de facilidades
multi-usuários para sua qualificação em vôo, visando sua
disponibilidade para experimentos científicos em futuros vôos em
microgravidade.
Uma breve descrição dos benefícios da utilização da microgravidade pode ser encontrada na seção intitulada "Microgravidade".
2) Recursos, Restrições e Serviços Providos
2.I – Recursos Globais da Plataforma
Recursos totais previstos para os experimentos:
Dimensões: altura = 350 mm; diâmetro = 365 mm
Energia elétrica disponível para os experimentos durante a fase de microgravidade: 28 VDC, 1 Ah (Obs: potência elétrica adicional poderá ser obtida com baterias extras, às expensas de massa e volume para o experimento)
Massa limite total para os experimentos: 40 kg
Telemetria: 64 kb/s
Sinais: a plataforma disponibiliza um único sinal para início da temporização dos experimentos
Obs: A plataforma não disponibiliza o seu computador de bordo para o processamento de informações dos experimentos durante o vôo. Da mesma forma, não há disponibilidade de memória a bordo para uso dos experimentos. Qualquer destas necessidades, bem como outras específicas tais como controle térmico, etc., terá que ser provida pelo próprio experimento.
2.II – Ambiente da missão
Ambiente de microgravidade: melhor do que 10-3 g
Tempo de microgravidade: entre 150 e 240 segundos
Tempos
de acesso aos experimentos:
- pré-vôo: até 8 horas, aproximadamente
- pós-vôo: aproximadamente 2 horas
Níveis
de aceleração (previsão atual):
- lançamento: 11 a 14 g
- re-entrada: 8 a 10 g
2.III – Recursos orçamentários
A AEB estará disponibilizando para o desenvolvimento dos experimentos um total de R$ 500.000,00 que será dividido entre os experimentos selecionados, de acordo com as necessidades de custo de cada um. Em suas propostas, os pesquisadores devem considerar, além dos custos de desenvolvimento, um orçamento que inclua os custos necessários de viagens da equipe, inclusive para a fase de integração à plataforma, no IAE em São José dos Campos ou no CLA em Alcântara, e para a campanha de lançamento no CLA. As propostas devem incluir também contrapartidas das instituições proponentes e eventuais financiamentos de agências de fomento.
3) Processo de Seleção
A seleção dos projetos apresentados será feita por um Comitê nomeado pela AEB, e constituídos por representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), INPE e IAE, e específico para o programa suborbital. Serão considerados para efeitos de seleção os seguintes itens:
Mérito e viabilidade científica e/ou tecnológica da proposta
Equipe envolvida
Infra-estrutura dos laboratórios e da instituição do proponente
Viabilidade técnica, tanto do ponto de vista individual como quanto à compatibilidade com outros experimentos realizados simultaneamente.
Cronograma e orçamento, do ponto de vista individual e como parte conjunta com a programação e recursos globais previstos pela AEB.
No processo de seleção o projeto apresentado poderá ser selecionado para o vôo ou para reserva, no caso de impedimento de algum projeto titular.
4) Encaminhamento de propostas
As propostas serão encaminhadas
exclusivamente via Internet, com a utilização do formulário eletrônico disponível abaixo. O formulário contém as informações necessárias para o
julgamento das propostas conforme especificado no item anterior deste AO. A AEB
está disponibilizando uma central de atendimentos via e-mail para o esclarecimento de
dúvidas.
Os responsáveis (proponentes) pelos projetos aprovados assinarão um termo de
compromisso com a AEB contendo o objeto, as condições e os recursos aprovados para o desenvolvimento
dos seus experimentos.
5) Fases de desenvolvimento e acompanhamento
5.I – Primeira revisão de projeto
Será
realizada logo após a finalização detalhada do projeto do experimento (antes
do início do desenvolvimento). A data desta revisão deverá ser mencionada
pelo proponente no seu cronograma.
A primeira fase de desenvolvimento encerra-se com esta revisão. Nela a equipe
do projeto deverá ser capaz de demonstrar a exequibilidade científica do
projeto através dos resultados de simulações e experiências na gravidade
terrestre. Também deverão ser apresentadas as definições do projeto de
engenharia, comprovando sua viabilidade técnica dentro dos prazos e recursos
contratados. Para tanto a equipe do projeto submeterá um documento escrito à
AEB com antecedência mínima de uma semana à data marcada para a revisão. A
revisão será executada por uma equipe indicada pela AEB e será feita na
instituição proponente. Ela constará, além do documento escrito previamente
referido, de uma apresentação pela equipe do projeto.
A equipe de revisão indicada pela AEB, emitirá um parecer sobre o andamento do
projeto, até 15 dias após a revisão, que será imediatamente disponibilizado
à equipe de desenvolvimento, oficializando o início da fase seguinte. Em função
deste parecer a AEB poderá cancelar o projeto ou substituí-lo pelo reserva.
5.II
– Segunda revisão de projeto
O
objetivo desta revisão é verificar se o experimento desenvolvido atende a
todos os requisitos exigidos para a sua integração na plataforma e vôo. A
data desta revisão deverá ser mencionada pelo proponente no seu cronograma. Os
procedimentos serão os mesmos do que os explicitados anteriormente para a revisão
inicial.
A equipe de revisão indicada pela AEB emitirá um parecer sobre ela até 15
dias após sua execução. Este parecer será imediatamente disponibilizado à
equipe do projeto. Ele poderá conter recomendações sobre modificações do
projeto para a sua integração com a plataforma e compatibilidade com os outros
experimentos.
5.III
– Integração com a plataforma e revisão de aptidão ao vôo
São
fases preparatórias ao lançamento e que contarão com suporte dos proponentes
dos experimentos selecionados, para aspectos específicos e testes funcionais de
seus experimentos.
5.IV
– Relatório Final
Conforme item 6 abaixo.
6) Relatório Final
Após o vôo deverá ser encaminhado um relatório detalhado do experimento científico e/ou tecnológico, pelo respectivo proponente, descrevendo os seguintes itens:
Principais objetivos do experimento
Descrição da configuração final do experimento
Descrição da execução da experiência durante o vôo e logo após o recolhimento do experimento
Resultados preliminares obtidos e resultados esperados com análises mais detalhadas
Principais problemas encontrados durante as fases de desenvolvimento, integração e operação em vôo
Avaliação do cumprimento dos objetivos previstos
Este relatório deverá ser
suportado por fotos e diagramas necessários ao completo entendimento do
processo.
Os resultados do experimento constantes deste e de outros relatórios poderão
ser divulgados pela AEB, caracterizando sempre os autores e as organizações
envolvidas na realização do experimento.
7) Prazos
Os prazos para condução e execução dos experimentos são os seguintes:
20/07/2001 - Divulgação do Anúncio
30/08/2001 - Limite para aceitação de propostas
15/09/2001 - Conclusão do processo de seleção e divulgação dos resultados
15/09/2001 - Definição e publicação das interfaces técnicas e dos processos de integração com o veículo VS-30
25/09/2001 - Conclusão e assinatura dos termos de compromisso
30/03/2002 - Entrega dos experimentos para integração
15/05/2002 - Conclusão da integração do VS-30 e habilitação ao vôo
25/07/2002 - Entrega dos relatórios dos experimentos à AEB