Áreas de Pesquisa em Combustão

Abaixo são listadas algumas importantes áreas de pesquisa de combustão em microgravidade.

CHAMAS EM MISTURAS DE GASES: estuda as chamas dos gases com mistura de combustível e comburente prévia à ignição. Há interesse em saber com que velocidade as chamas se movem desde o ponto de ignição até a região de mistura de gases não queimados. Se a mistura possui pouco ou muito combustível, não ocorrerá a combustão. Os limites inferiores e superiores da quantidade de combustível necessários para o deslocamento da chama são diferentes na Terra e no espaço por causa da convecção. Este estudo pode auxiliar no aperfeiçoamento da segurança dos veículos espaciais e também da eficiência dos combustíveis.

CHAMAS DE DIFUSÃO GASOSA: refere-se ao estudo da chama quando os gases do combustível e do comburente são mantidos separados antes da ignição. Os dois gases são misturados pelo processo lento de difusão e, na microgravidade, a queima produz a fuligem de uma forma mais lenta por causa da ausência da convecção. Isto possibilita um melhor estudo da formação e aglomeração das partículas de fuligem, sendo útil para os métodos de controle de poluição atmosférica.

GOTÍCULAS DE COMBUSTÍVEL LÍQUIDO: são usados em modelos simples de combustão para simular as formas de combustão mais complexas. Como o formato das gotículas é simétrico, torna-se mais fácil o estudo do seu comportamento. Na Terra, a gravidade provoca a convecção das gotículas e do comburente, fazendo com que o combustível se queime de forma irregular, dificultando o seu estudo. Por outro lado, em microgravidade, a queima ocorre de forma regular, facilitando o entendimento dos processos básicos de combustão.

NUVENS DE PARTÍCULAS: o estudo de nuvens de partículas é importante para prevenir explosões em minas de carvão e em silos de armazenamento de grãos. Na Terra as partículas sofrem o processo de sedimentação, mas no espaço, as partículas podem permanecer misturadas aleatoriamente com o ar, permitindo uma melhor observação das condições de ocorrência destas explosões.

ESPALHAMENTO DE CHAMAS EM SUPERFÍCIES: este tema procura avaliar como as chamas se espalham em superfícies sólidas (como paredes e portas) e em superfícies líquidas (como em derramamento de combustíveis). Por causa da ausência de convecção, as chamas em ambiente de microgravidade se espalham de modo diferente daquelas que são observadas na Terra. Os resultados desta pesquisa podem auxiliar na prevenção de incêndios em ambientes submetidos a diferentes níveis de gravidade no espaço.

SÍNTESE POR COMBUSTÃO: trata dos processos para a obtenção de um novo material a partir da mistura e reação exotérmica de dois ou mais elementos químicos distintos. As propriedades dos materiais obtidos dependem de variáveis tais como a composição, pressão, temperatura de pré-aquecimento e também dos fluxos convectivos criados durante a combustão. Em microgravidade pode-se eliminar esta última variável, permitindo um melhor controle e observação da combustão durante o processamento do material. 

COMBUSTÃO LENTA: refere-se a um tipo de combustão relativamente lenta, sem a presença da chama, envolvendo um material sólido poroso e um gás comburente. Um exemplo típico é o processo de queima dos cigarros e dos charutos, mas a combustão lenta também pode ocorrer em espumas de poliuretano, usadas normalmente na fabricação de colchões. O material poroso tende a se evaporar, e uma alta concentração do material gasoso pode reagir subitamente em contato com um fluxo de vento ou com um outro material comburente. O estudo deste processo em microgravidade é importante para a segurança dos veículos espaciais.