Laboratório Associado de Sensores e Materiais - LAS/CTE/INPE

LOCAL DE TRABALHO
Laboratório Associado de Sensores e Materiais - LAS
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
Av. dos Astronautas, 1758 - Caixa Postal 515
CEP 12201-970 - São José dos Campos - SP
Tel.: (012) 3945-6573, FAX: (012) 3945-6717
e-mail: veissid@las.inpe.br
 
ATIVIDADES
OUTUBRO DE 1974 a FEVEREIRO DE 1979: BOLSISTA DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN/USP, São Paulo-SP,trabalhos de pesquisa na área de danos de radiação, por meio de métodos magnéticos (efeito magnético posterior e histerese magnética), em ligas de ferro e níquel, antes, durante e depois da irradiação neutrônica.
MARÇO DE 1979 a FEVEREIRO DE 1980: BOLSISTA DE PÓS-GRADUAÇÃO
Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo, IFQSC/USP. São Carlos-SP, desenvolvimento de técnicas de raios-X aplicadas à pesquisa de materiais.
JUNHO DE 1980 a DEZEMBRO DE 1986: PESQUISADOR ASSISTENTE
Divisão de Ciência e Tecnologia dos Materiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, São José dos Campos-SP, desenvolvimento e pesquisa em células solares para uso em satélites. Adequação do laboratório para caracterização elétrica e óptica de dispositivos fotovoltaicos. Estudos da degradação do desempenho elétrico de células solares pela irradiação.
JUNHO DE 1982 a NOVEMBRO DE 1989: ESTUDANTE DE DOUTORADO
Laboratório de Microeletrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, LME/EPUSP, São Paulo-SP. Estudo, desenvolvimento e execução de trabalhos de pesquisa experimental e teórica na caracterização elétrica de células solares para uso em satélite.
JANEIRO DE 1987 a OUTUBRO DE 1988: PESQUISADOR ASSISTENTE
Laboratório Associado de Sensores e Materiais do Instituto de Nacional Pesquisas Espaciais, INPE, desenvolvimento de métodos numéricos e rotinas computacionais para determinação dos parâmetros de ajuste da curva característica de corrente por tensão e da curva de resposta espectral em células solares de qualificação espacial.
JANEIRO DE 1987 ATÉ O PRESENTE: GERENTE DE SUBSISTEMA
Missão Espacial Completa Brasileira do INPE, responsável pelo gerenciamento e fabricação dos pacotes de trabalho “Experimento Célula Solar I” e “Experimento Célula Solar II”. O primeiro experimento está a bordo do primeiro satélite Brasileiro SCD1, lançado em fevereiro de 1993, e o segundo a bordo do SCD2, lançado em 23 de outubro de 1998. Ambos tem o objetivo de qualificar células solares nacionais para uso espacial. Estudo e desenvolvimento de métodos computacionais para extração dos parâmetros das células solares dos Experimentos I e II. Acompanhamento dos dados da telemetria dos satélites para monitoração em tempo real das células solares dos Experimentos I e II, desde o lançamento até o momento.
NOVEMBRO DE 1988 ATÉ O PRESENTE: PESQUISADOR TITULAR
Laboratório Associado de Sensores e Materiais do INPE, desenvolvimento de métodos analíticos para determinação dos desvios padrão dos parâmetros de ajuste de curvas características corrente por tensão de células solares de silício monocristalino de uso em satélite. Estudo de critérios estatísticos para estabelecimento da validade do princípio de superposição em células solares. Estudo da variação dos parâmetros físicos do dispositivo célula solar em função da temperatura e da intensidade luminosa. Crescimento e caracterização de semicondutores de gap largo, tais como iodeto de mercúrio e iodeto de chumbo, para fabricação de detectores de radiação ionizante. Estudo dos requisitos e procedimentos de projeto e desenvolvimento de equipamentos para serem colocados a bordo do ônibus espacial (Space Shuttle) e da ISS (International Space Station). Estudo da degradação pela irradiação de partes do equipamento “X-ray detector test (XDT)” junto com o Center for Macromolecular Crystallography da University of Alabama em Birminghan.
JANEIRO DE 1993 A JANEIRO DE 1994: BOLSISTA PÓS-DOUTORADO
Instituto Battelle e Antec GmbH, Frankfurt-Alemanha. Estudo, desenvolvimento e execução de trabalhos de pesquisa experimental e teórica na área de caracterização elétrica e óptica de células solares de silício monocristalino, silício amorfo e de arseneto de gálio.
NOVEMBRO DE 1998 ATÉ O PRESENTE: PESQUISADOR TITULAR
Laboratório Associado de Sensores e Materiais do INPE. Estudo experimental da radiação albedo global terrestre usando dados do Experimento Célula Solar do satélite SCD2 do INPE. Desenvolvimento de métodos para imageamento do albedo. Estudo das causas responsáveis pela variação do albedo global terrestre e relações com áreas correlatas de meteorologia, geofísica, sensoriamento remoto, agrometeorologia e mudanças globais.