Laboratório Associado de Sensores e Materiais - LAS/CTE/INPE

EXPERIMENTO CÉLULA

SOLAR DO SATÉLITE SCD1

A Missão Espacial Completa Brasileira (MECB) compreende o desenvolvimento e operação em órbita de pequenos satélites aplicados a coleta de dados meteorológicos e sensoriamento remoto, especificados diretamente para as necessidades Brasileiras. O SCD1 da MECB foi o primeiro satélite projetado, fabricado, integrado e testado no Brasil. Para maiores informações ir ao site: http://www.las.inpe.br/~veissid/por18.html.

Com o objetivo de pesquisa básica, voa a bordo do satélite um experimento de células solares (ECS). Este experimento foi inteiramente desenvolvido no Brasil visando dominar a tecnologia de fabricação de células solares de silício no país.

Satélite SCD1 em órbita

Posição do Experimento Célula Solar (ECS) no painel lateral do satélite do INPE

O ECS tem o objetivo de estudar a degradação de células solares de silício com a irradiação por partículas ionizantes (elétrons e prótons de alta energia) encontradas no espaço. Estas partículas deterioram a cristalinidade do substrato semicondutor da célula solar e, consequentemente, diminue o seu desempenho durante a vida do satélite. As células solares do ECS são de silício monocristalino 2cmx2cm e foram fabricadas pelos pesquisadores do LAS/INPE usando infraestrutura do Laboratório de Microeletrônica da Escola Politécnica da USP (LME/EPUSP) em São-Paulo-SP.

O ECS é um subsistema do satélite SCD1 e é composto por material de cobertura (cover glass), arranjo de seis células solares ligadas em série (array of solar cell), um folha de Kapton que isola eletricamente as células da estrutura mecânica de alumínio e a placa de circuito impresso (printed circuit board) que condiciona os componentes do circuito condicionador de sinal do ECS para a telemetria do satélite.

Maiores informações sobre a teoria, descrição e resultados deste experimento podem ser encontrados nos seguintes artigos:

XXXXX.pdf e YYYYY.pdf

Diagrama de montagem do Experimento