Espectroscopia Raman

Projeto Multiusuário em Sistema de Espectroscopia de Espalhamento Raman para Estudos em Múltiplos Comprimentos de Ondas



Plano de Gestão do Sistema LabRam Horiba do INPE

1. Utilização

O plano de utilização do equipamento LabRam se dará nas várias linhas de pesquisas em andamento no Projeto DIMARE (Diamante-CVD, DLC e Nano estruturas de carbono) e nos diversos grupos colaboradores, tanto associados como complementares. Segue abaixo uma breve descrição da utilização deste equipamento.

  • Caracterização de filmes de diamante-CVD micro e nanoestruturados, dopados e não dopados, do tipo P e tipo N em diferentes tipos de substratos. Os filmes serão obtidos pela técnica CVD, também modificada para CVI (“Chemical Vapor Infiltration”), utilizando principalmente reatores de filamento quente.

  • Caracterização de filmes finos e espessos de diamante-CVD monocristalino. Identificar impurezas e defeitos será importante, especialmente, na fase inicial de estudos e estabelecimento de parâmetros.

  • Realizar os estudos eletroquímicos destes compósitos com sp2-sp3 para uso como capacitor eletroquímico e material eletródico de baterias de íons de lítio, combinando a função de um supercapacitor e de uma bateria de íons de Li+ que funcionam simultaneamente em uma célula eletroquímica como um eletrodo híbrido.(Raman in siti –erica)

  • Caracterização morfológica e estrutural dos substratos de fibras de carbono para diferentes temperaturas de tratamento térmico e sua influência sobre os filmes de diamante e nanotubos.

  • Estudo do crescimento dos filmes de nanotubos de carbono, nanodiamante e compósitos sobre fibras de carbono. Analise das diferentes fases sp2/sp3nanodiamente/nanotubo para substratos de fibras de carbono com diferentes índices de grafitização.

  • Caracterização de filmes de DLC, obtidos pelas técnica PECVD modificada, Magnetron Sputtering, 3IP, etc., bem como sua interface com diferentes tipos de substratos, avaliando-se o grau de hidrogenação e suas características estruturais, medindo-se variações de I(D)/I(G), deslocamentos dos máximos de cada banda D e G bem como a FWHM de cada banda nas diferentes condições de obtenção.
  • Estudo da sub-implantação iônica 3D de N, C, He, Ar em polímeros, obtendo-se camadas de DLC (não é deposição) por cisão e ligação cruzada causadas por radiação de íons.

  • Estudo do stress no silício poroso nanoestruturado e comprimento de correlação através do modelo de confinamento quântico.

  • O estudo da aderência destes filmes de diamante-CVD depositados sobre diferentes substratos (ligas de titânio, aços, ferros, alumínios, etc.), utilizando uma intercamada de silício entre os substratos e os filmes através do calculo do stress por Espectroscopia de Espalhamento Raman.

  • Caracterização, tanto da intercamada de silício, como dos filmes nanoestruturados de carbono amorfo hidrogenado através da espectroscopia Raman, com e sem nano partículas incorporadas, observando a qualidade em função dos parâmetros de crescimento e do processo empregado. Desenvolver-se-á técnicas de medidas da qualidade durante processos de desgaste.

  • Análises e outros materiais e/ou compósitos que tenham atividade de espalhamento Raman.


  • 2. Normas e Agendamento

    O Equipamento LabRam foi instalado com o conceito de total acesso dos usuários. Todos os alunos locais, tanto da Pós graduação do INPE quanto da UNIFESP, ITA e UNIVAP são treinados em cursos de 8 horas, com informação teórica e treinamento prático. Pesquisadores e alunos de outras Instituições fora da região, também, recebem treinamentos dentro da área de utilização de cada projeto. Está instalado numa sala de fácil acesso no prédio do CTE do INPE, não havendo qualquer limitação de horário de uso para os grupos internos. Para usuários externos fica limitado ao horário de expediente para o uso desacompanhado, mas em caso de necessidade, com um acompanhante interno é possível estender para período extra expediente.

    O equipamento é de fácil utilização e, por isso, mesmo usuários externos são treinados na primeira utilização, sendo estimulados a fazer o uso independente de qualquer supervisão. De qualquer forma, os usuários locais mais experientes estão disponíveis para tirar dúvidas.


    Cada usuário deverá inicialmente agendar data e horário via site ou ainda fazendo contato com um dos pesquisadores:

  • Site:
    1.     http://www.las.inpe.br/
  • Pesquisadores:
    1. Vladimir Jesus Trava Airoldi
      Evaldo José Corat
      (12) 32086559
      (12) 32086571


    O Interessado, uma vez cadastrado como usuário o acesso à agenda é completo. Todos os usuários têm pleno acesso à agenda vinculada a ramaninpe@gmail.com do Google, habilitados a alterar livremente a agenda, o que pode ser feito a partir de qualquer computador. O princípio de controle da agenda é o do respeito ao que já foi agendado previamente, sem qualquer interveniência de um supervisor. Apenas casos excepcionais em que o usuário necessite com maior urgência do uso do equipamento, é que o supervisor intervém propondo a troca de horários. Este tipo de evento, no entanto, é raro, pois a rapidez típica das análises torna o equipamento sempre muito disponível, apesar de ser o equipamento mais usado do departamento.


    Ainda, os seguintes passos são obrigatórios:

    1 - O uso do Equipamento está vinculado a uma fase de aprendizado e/ou habilitação, por parte do interessado, quanto aos procedimentos básicos de utilização e segurança do Sistema.

    2 - O usuário, uma vez habilitado, e no início de suas analyses, deverá fazer um registro em arquivo permanente, “caderno de anotações” dentro do laboratório, onde deverá ser registrado os seguintes dados: nome, origem, tipo de análises a serem feitas, horário de entrada e de saída e outras observações.

    3 – Cada usuário fica responsável pelo bom funcionamento do sistema durante o periodo de uso e em caso de dificuldade o responsável pelo treinamento e/ou mebros conhecedor de seu uso deverá ser contactado.



    Membros do comitê do EMU: Sistema Horiba UV_VIS_IR - LABRAM


    Dr. Evaldo José Corat

    Pesquisador Titular - INPE


    Dra. Neidenei Gomes Ferreira

    Pesquisador Titular - INPE


    Dr. Maurício Baldan

    Pesquisador Associado - INPE


    Dra. Lucia Vieira

    Pesquisador - UNIVAP


    Dr. Anderson de Oliveira Lobo

    Pesquisador - UNIVAP


    Dr. Gilberto Petraconi

    Pesquisador – ITA (Dpto. De Física)





    Os interessados em usar este sistema, favor contactar:

    Vladimir Jesus Trava Airoldi
    (Coordenador do Projeto)

    Telefone: (12) 3208-6559/6579
    E-mail:
    vladimir.airoldi@inpe.br


    Site: http://www.las.inpe.br/




     
    Copyright 2016© INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.