Formulários
Plano de trabalho detalhado - O modelo mostra de forma clara os vários itens que devem compor o projeto, ressaltando alguns pontos importantes que, normalmente, acarretam rejeição do processo. Veja com atenção esses pontos.
Justificativa e Resumo - Esses textos com no tamanho limitado são exigidos pela Plataforma Carlos Chagas para implementação das bolsas e devem ser enviados por email conforme orientação da página principal.
Declaração - São declarações de conhecimento das normas do PCI cujo objetivo primordial é fomentar a capacitação das equipes do Instituto, agregando técnicos, engenheiros e especialistas, brasileiros ou estrangeiros, aos projetos de P&D&I da Instituição.
Cartas - Dependente do tipo de bolsa pode ser necessário: Carta Convite para pesquisador visitante (é necessário o aceite do convidado mediante Carta de Aceite assinada em papel oficial da instituição de origem); uma Carta do coordenador da área para o pesquisador visitante afirmando as facilidades para recepcioná-lo e/ou uma Carta de Liberação do coordenador da área para que o pesquisador do INPE faça curso ou treinamento em outra instituição nacional ou estrangeira. Todas as cartas e documentos em idioma estrangeiro deverão ter a correspondente tradução em papel ofício do INPE, assinada pelo supervisor solicitante da bolsa.
BOLSAS DE CURTA DURAÇÃO: O processo deve vir acompanhado de justificativa do Coordenador da área. O formulário para este fim está aqui.
Relatório Técnico do Bolsista (MS-Word ou BrOffice-Writer) e Parecer Técnico do Supervisor -  Obrigatórios para encerramento das atividades do bolsista. Não serão aceitos relatórios iguais para bolsistas diferentes envolvidos no mesmo projeto. ATENÇÃO:- Os Relatórios devem ser concisos e objetivos. Não use figuras BMP ou FLUTUANTES, pois pesam demais no tamanho do arquivo final.
Todos os documentos acima, incluindo um formulário Justificativa.PDF, podem ser baixado num arquivo único aqui. As instruções referentes a cada tipo de bolsa encontram em MODALIDADES.

VOLTAR